2 de abril de 2012

O QUE SÃO ESTAMPAS EUCALOL?

Em 1917, na Rua São Pedro localizada no Centro do Rio de Janeiro, o imigrante judeu alemão PAULO STERN fundou a empresa CORREA DA SILVA & CIA LTDA. com a atividade de venda de essências, as quais eram fabricadas no sobrado em cima da loja.

Os sabonetes que eram aqui fabricados à época o eram na cor rosa ou branca, e o EUCALOL, por ser derivado do eucalipto, era na cor verde, o que acarretou uma razoável rejeição dos consumidores com conseqüente pouca venda. As vendas do sabonete EUCALOL não eram satisfatórias. Foram landas as ESTAMPAS EUCALOL, convidando o público a colecioná-las com um anúncio publicado no suplemento do jornal "A Noite" em 11 de junho de 1930.

O sucesso foi estrondoso, crianças e adultos colecionavam as estampas impulsionando as vendas do sabonete e a empresa crescia vertiginosamente. As primeiras séries das ESTAMPAS EUCALOL tiveram temas brasileiros: A VIDA DE SANTOS DUMONT, EPISÓDIOS NACIONAIS, PRODUTOS DO BRASIL, CACHOEIRAS DO BRASIL, AVES DO BRASIL intercalados com outros temas de âmbito universal como DON QUIXOTE e COMPOSITORES CÉLEBRES, e nesta última incluíram CARLOS GOMES. De 1930 a 1957, ano em que foram emitidas as últimas estampas, tivemos 54 temas distribuídos em 2.400 estampas.

Uma série bonita é a dos UNIFORMES DO BRASIL desde 1730, publicada com autorização do Ministério da Guerra. Visando a reduzir custos a fim de enfrentar a concorrência das multinacionais que se estabeleciam no Brasil, em 1957 a PERFUMARIA MYRTA decidiu encerrar a impressão das ESTAMPAS EUCALOL, e o último tema impresso foi ESCOTISMO, cujos aficcionados até hoje procuram por estas estampas. Apesar do esforço desprendido a empresa não suportou a concorrência e em 1978 acabou por ser vendida, tendo sido requerida a falência da empresa em 1980.

As ESTAMPAS EUCALOL são as estampas mais importantes da América Latina, encontrando-se colecionadores das mesmas em vários países do Hemisfério Sul. Fizeram parte da vida brasileira durante quase 30 anos, deixando marcada sua presença nas gerações que as vivenciaram.

O texto na íntegra encontra-se no site abaixo
www.brasilcult.pro.br/eucalol/estampas_eucalol/eucalol.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!