4 de abril de 2012

OS 10 MANDAMENTOS DO ECOTURISTA


1 - Informe-se: Pesquise sobre o lugar antes de sair de casa. Ecoturismo também é aprendizado. Bem informado, você vai poder aproveitar melhor as atrações, além de compreender a importância de plantas e animais.

2 – Programe-se: Levando em conta seus interesses e preparo, escolha entre viajar por conta própria, num pacote de agência ou com guia local. Ao pegar uma trilha, deixe sempre alguém avisado sobre seu destino e hora provável de retorno.

3 – Regras de convivência: Procure harmonizar-se com a natureza. Não faça barulho desnecessário (use fones de ouvido para escutar música), vista roupas de cores sóbrias e evite caminhar em grupos com mais de 10 pessoas.

4 – Os bichos são selvagens: Lembre-se de que você está no mundo instintivo dos animais. Não é seu papel fazer amizade com eles, nem impedir que um predador cace sua comida. Os animais só atacam se forem molestados. Mantenha sempre uma distância segura deles.

5 – Não mude a paisagem: A natureza deve seguir seu curso próprio. Jamais abra clareiras para acampar, nem "ajeite" elementos, como pedras e troncos, para aumentar seu conforto. Se precisar fazer isso por segurança, retorne tudo ao seu lugar em seguida.

6 - O seu lixo é apenas seu: Carregue um saco plástico para retornar à civilização todo o lixo que produzir, inclusive restos de comida e latas. Sempre que for acampar, os dejetos devem ser enterrados a pelo menos 30 metros de fontes, cursos d'água e trilhas.

7 – Preserve os mananciais: A água pura de fontes e riachos é um recurso valioso para quem caminha muito tempo na natureza. Evite contaminá-la com dejetos ou sabões não biodegradáveis. De qualquer forma, leve cloro ou outra substância filtrante.

8 – Não leve nada do lugar: Nunca arranque flores, nem colete conchas, sementes e pedras do caminho. A simples passagem de pessoas por um lugar já acarreta impactos ambientais, provocando erosões na trilha e espantando animais. Não piore isso ainda mais.

9 – Atenção com o fogo: Um incêndio destrói em minutos o que a natureza levou séculos para criar. Por isso, evite fazer fogueiras mesmo quando estiver acampando. Prefira sempre um fogareiro a gás. Se você fuma, muito cuidado com as bitucas de cigarro.

10 – Não banque o engraçadinho: Não se arrisque, nem coloque em perigo a vida de outras pessoas, só para provar que é bom em subir pedras, atravessar rios a nado ou enfrentar animais selvagens. Lembre-se: a maior parte dos acidentes na natureza acontece por imprudência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!